Mitos vêm se tornando realidade na vida de muitos e, sem nenhum embasamento técnico, vem fazendo parte do nosso dia a dia. Quem nunca se deparou com a crença do chinelo de cabeça para baixo a mãe morre? Ou comer manga com leite faz mal? Quantas vezes você já ouviu falar que mochila pesada causa dor nas costas ou que carregar somente de um lado pode ser prejudicial?
Mito 1: Carregar mochila pesada causa dor na coluna em crianças
Informações sem estudos estão circulando por aí a todo tempo. Pesquisadores da Universidade de Sydney, analisaram 72 mil crianças (de 12 a 14 anos) para entender sobre a relação entre o tipo e o peso da mochila, a maneira em que as crianças a utilizavam e o surgimento das dores nas costas. Foi concluído que não havia evidências convincentes de que o uso de mochila tivesse relação com o surgimento de dores nas costas. Pronto, mito quebrado. É claro que não vamos encher as mochilas das crianças com um peso acima do que estariam aptas a carregar, até porque não é só a relação do uso da mochila. Se há despreparo físico, sedentarismo, come-se e dorme-se mal, qualquer exposição que vá além da aptidão física pode desencadear dor nas costas.
REFERÊNCIA: Do schoolbags cause back pain in children and adolescents? A systematic review, Yamato TP, et al. Br J Sports Med 2018.
Mito 2: Se você sente dores nas costas, no joelho ou no quadril, evite esportes de impacto, "faça apenas natação e ande de bicicleta”.
Vamos pensar em questão de movimento. O gesto da natação exige rotações da coluna e um esforço grande das pernas e braços para se manter na superfície. E manter a postura curvada do tronco para frente para andar de bicicleta não seriam “causadores” de dor na coluna?
Aqui na minha clínica em Duque de Caxias muitos pacientes chegam com essas crenças. Eu te convido para um outro tipo de reflexão: o seu corpo pode ser preparado para suportar o esporte que desejar, desde que seja ofertada uma construção física para evitar desconfortos.
Há estudos que mostram que a corrida, um exercício geralmente restrito pelos clínicos para esse tipo de dores, a longo prazo hidrata e melhora a estrutura dos discos intervertebrais da coluna, quando realizada na rotina semanal. Ou seja, a corrida pode ser uma aliada para a prevenção das dores na coluna. Não importa a atividade física, e sim ser treinado gradativamente para realizá-la com segurança e sempre dentro dos seus limites físicos.
Referência: Running exercise strengthens the intervertebral disc, Published: 19 April 2017.
Mito 3: Levantar peso do chão de maneira “errada” pode causar dor nas costas
Levantar peso do chão, levar o tronco para frente ou girar o tronco, não são movimentos perigosos. As pesquisas vêm nos mostrando que precisamos treinar o corpo para os movimentos diários. Se for preciso pegar um certo tipo de peso do chão, indica-se treinar esse movimento. Usamos esse movimento para o tratamento de dor nas costas, que deve ser conduzido de maneira gradativa e evolutiva.
Assim, vale pensar se preparamos previamente o corpo para levantar um peso ao qual ainda não fomos expostos.
Fonte: A vida sem dor é possível. Set 2020
Dra Priscila Quirino-Clínica Corppus
Fisioterapeuta e Pós graduada em Traumato-Ortopedia e Acupuntura.
Telefone: 964762685
Rede social: https://www.instagram.com/pilatescorppus.com/
Se você tem dúvidas sobre dor na coluna, me manda uma mensagem para saber como posso te ajudar. Estamos localizados na rua: Professor de Souza Herdy, 696. Duque de Caxias, RJ.
Comments