top of page
Buscar
  • Foto do escritorPriscila Quirini/Corppus

Tenho artrose no joelho. Posso agachar ?


O diagnóstico pode ser assustador quando desconhecemos sobre o assunto. Por isso estou aqui para te ajudar a esclarecer que a artrose é um processo natural de envelhecimento dos ossos. Assim como vamos ganhando os cabelos brancos e as ruguinhas na face, os nossos ossos também envelhecem. Algumas pessoas têm esse processo precocemente e há quem sofra com dores no joelho e essa dor persiste mesmo tomando medicamentos.

Por que isso acontece? O sedentarismo, a má alimentação, o ambiente de trabalho e familiar podem levar a quadros de dor. Normalmente, temos dificuldade para mudar a nossa rotina e achamos que o remédio vai resolver o nosso problema. Muitos profissionais da saúde indicam repouso e restringem alguns movimentos, mesmo tendo uma base de artigos científicos dizendo que precisamos nos manter ativos para o alívio da dor. O agachamento passa a ser o vilão da história.

Vamos refletir sobre isso um pouquinho! Se você for proibido de realizar esse movimento de agachar, como você faria para ir ao banheiro, entrar e sair do carro, sentar e levantar? Para realizar todos esses movimentos precisamos agachar, não é mesmo? Na maioria das vezes o seu corpo só não está preparado para esse movimento, e para aliviar as dores no joelho, precisamos incluir gradativamente esse movimento no tratamento, melhorando a qualidade motora e assim o paciente vai perdendo o medo de se movimentar.

Nem todas as pessoas que têm artrose sentem dor. O motivo não é só porque a articulação não está inflamada. A dor envolve muitos outros fatores, não só a parte estrutural. Em relação a cirurgia só é indicado quando o paciente está com um grau muito avançado e esse está comprometendo a sua função motora.

Recebo muitos pacientes aqui na minha clínica em Duque de Caxias, que chegam desanimados por já ter passado por inúmeros tratamentos sem um resultado satisfatório. Se você está sofrendo com dores no joelho eu posso te ajudar. Entre em contato conosco ou venha nos fazer uma visita. Estamos localizados na rua: Prof José de Souza Herdy, 696, Duque de Caxias, RJ.

Dra Priscila Quirino-Clínica Corppus

Fisioterapeuta e Pós graduada em Traumato-Ortopedia e Acupuntura.

Telefone: 964762685

Se você tem dúvidas, me manda uma mensagem para saber como posso te ajudar.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page